Roteiro da Colação de Grau


A colação de grau é a solenidade mais formal das comemorações de formatura e nela existem detalhes que tornam este evento ainda mais significativo.



Nesta solenidade os formandos usam a beca, o capelo, o anel de formatura, recebem o diploma, as homenagens do paraninfo, as láureas, fazem o juramento. Todos esses símbolos fazem da colação de grau o evento mais importante dos que envolvem a formatura. Para que você saiba como deve acontecer a sua formatura preparei o roteiro da colação de grau.




1- O juramento: 


O Juramentista, formando escolhido pela turma para representá-los, é convidado pelo presidente da cerimônia a subir ao palco e realizar o juramento. Este dirige-se a mesa e com o braço direito estendido lê o juramento, ao mesmo tempo, os demais formandos, ficam de pé e estendem o braço direito repetindo em voz alta o juramento. Quando os formandos forem a mesa receber a colação de grau, dizem: "Assim o prometo".

2- Entrega do diploma simbólico:

É de responsabilidade de quem preside a cerimônia, mas pode ser entregue também pelo paraninfo (professor escolhido como padrinho para fazer um discurso de homenagem à turma), patrono (uma personalidade, alguém admirável para a turma), ou ainda, os pais dos formandos que pertençam ao quadro de docentes da universidade, sendo eles convidados pelo reitor ou seu representante para proferir a entrega.

Durante a solenidade de colação de grau, é permitida a entrega de láureas pelas entidades de classe; os formandos que a receberem estarão sendo distingüidos pelo seu desempenho, enquanto acadêmicos.

3- Hino Nacional: 

Tão importante como a Bandeira Nacional, o Hino Nacional Brasileiro também está presente em todas as solenidades oficiais ou oficializadas. Como Símbolo Nacional, o Hino tem a letra de Joaquim Osório Duque Estrada e a música composta por Francisco Manoel da Silva. Como música deve ser executada no compasso próprio, a 120 batidas. Como letra é um épico que retrata os feitos desde a independência com descrição da beleza do céu, do espaço territorial e nossa disposição de trabalho e luta pela Pátria.

Durante a execução do Hino Nacional Brasileiro, manda o protocolo que o ouvinte mantenha-se em pé, em silêncio, em postura de respeito e com a cabeça descoberta como sinal de respeito à Pátria. Poderá, porém, entoá-lo se a participação coletiva for exigida.

Conforme estabelece a lei que dispõe sobre a forma e a apresentação dos Símbolos Nacionais, nos casos de simples execução instrumental do Hino Nacional, tocar-seá a música integralmente, mas sem repetição; ou seja, toca-se sempre uma estrofe da música. Nos casos de execução vocal, serão sempre cantadas as duas partes da letra.

No momento da entoação dos hinos, as autoridades que compõem a mesa principal ficarão viradas, de frente, para o público/platéia, que são a razão do evento.

4- Leitura da Ata.

É de responsabilidade da Pró-Reitoria de Graduação.

Comentários