Como elaborar a mensagem para a colação de grau


A mensagem é a responsável por criar um clima de conquista e gratidão nas famílias ao verem seus filhos com o diploma em mãos e vestidos com a beca durante a colação de grau. 

Além de despertar os sentimentos, deve ter uma linguagem culta, mas sem os jargões da área, pois todos precisam entender a mensagem.


Use como tema assuntos ligados ao curso.

Cuidado com o excesso de sentimentalismo, você pode descontrair com uma pitada de humor, já que a colação, por ser formal e longa, pode deixar os convidados entediados. Alguns formandos podem contar casos que os levaram a essa conquista, causando uma melhor interação com os que assistem.

O texto, além de claro, adequado ao curso, atrelado às experiências dos alunos, deve incentivar a motivação, relatar as conquistas e os esforços mostrando que não foram em vão e que refletem-se no futuro, sendo apenas o começo de uma longa jornada de muito trabalho, responsabilidade social, amor ao próximo, ética e preocupação com o meio ambiente.

Estas são algumas diretrizes para ajudar você a criar uma mensagem, mas para que os formandos se identifiquem com ela, é preciso fazer um retrospecto do período que passaram juntos e encontrar momentos marcantes para a turma, faça isso discutindo com os outros formandos, você encontrará bons fatos que tornarão sua mensagem inesquecível. 


Comentários