Na hora de organizar a formatura surgem muitas dúvidas, e para ajudar, nada melhor do que algumas dicas dadas por quem já passou por essa experiência.
Entrevistei Andréa de Vasconcelos Freitas Pinto, ex-integrante da comissão de formatura do curso de Engenharia Florestal da UFRPE, para contar um pouco da sua experiência e o que teria feito diferente.
1. A sua comissão foi composta por quantos alunos?
Minha comissão foi composta por três alunos, porém um deles não se mobilizou muito, então ativamente só foram 2 pessoas.
2. A turma como um todo era participativa nas decisões necessárias para realização da formatura?
Não muito. Tomamos várias decisões sozinhas.
3. Quais as maiores dificuldade encontradas?
A grande dificuldade foi a disponibilidade de tempo que tínhamos que ter para ir a busca de todos os itens necessários para realização do baile, aula da saudade e placa. Tínhamos que procurar locais bons e no preço que todos concordassem em pagar.
4. Que conselho você daria para quem ainda vai se formar e está montando uma comissão agora?
Que façam essa pesquisa o quanto antes.
5. Quais empresas mostraram melhor desempenho na sua formatura?
A empresa de Buffet, que foi a mesma da casa de recepções em que realizamos o baile de formatura.
6. O que facilitaria a comunicação e a tomada de decisões entre comissão e alunos?
Na hora de apresentar opções de orçamento e de serviços é importante que sejam feitas com antecedência, pois nos últimos 6 meses os alunos tem muitas dificuldades com disponibilidade de tempo, e dependendo do curso, acredito que muitos nem se encontrem mais, por estarem em período de estágio, pagando cadeiras pendentes em outros horários, fazendo monografias e etc.
Outra dica importante para a comissão, é que antes de apresentarem para a turma as opções de serviços, preços e datas de pagamento, façam antes uma triagem do que de fato se enquadram nas necessidades dos formandos, pois quanto mais opções eles tiverem, mais difícil será de chegar a um consenso.
Para a comunicação de última hora, vale um e-mail comum a todos da turma ou um grupo no whatsApp.
7. Com quanto tempo de antecedência vocês montaram a comissão e começaram as contratações?
Montamos a comissão em 6 meses, ficou bem em cima.
8. Quais assuntos geravam maior discussão nas reuniões?
As datas para os alunos quitarem seus débitos, pois nas decisões eles não optaram muito, deixando tudo por nossa conta.
9. A sua turma realizou festas, eventos ou até mesmo rifas como forma de arrecadar dinheiro?
Não. Pensamos em realizar um evento (palestra), mas não deu certo.
10. Quais problemas vocês enfrentaram que você possa citar e servir de exemplo para alunos que ainda vão se formar?
É necessário ficar atento às informações que estão sendo fornecidas, pois no nosso caso, ocorreu uma falha por falta de esclarecimento da prestadora de serviço na realização da placa, onde utilizamos a faixa de cor errada por falta de conhecimento da contratante.
Espero que esse post ajude você a planejar sua formatura. Para outras dicas, acesse: Como organizar uma formatura, e leia o que você precisar saber antes de começar a pesquisar os serviços.
Comentários
Postar um comentário